Governo do Amapá conduz monitoramento estratégico de vacinação contra poliomielite e sarampo no estado

Iniciativa abrange os 16 municípios, com o objetivo de avaliar a situação vacinal das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.

Da Redação

O Governo do Amapá está conduzindo o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a poliomielite e o sarampo, no estado, em atendimento às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa abrange os 16 municípios, com objetivo de avaliar a situação vacinal das crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade. Mais de 5 mil crianças serão avaliadas durante esse período. O Amapá, sendo o último estado do país a registrar casos de sarampo, destaca a importância da intensificação vacinal para proteger todas as crianças contra as doenças.

Desde 19 de junho, equipes de saúde estão visitando residências nos municípios para verificar as cadernetas de vacinação, assegurando que estejam completas e que todas as doses necessárias tenham sido administradas.

“Esta ação é muito importante, pois permite mapear as áreas com baixa cobertura vacinal, identificar crianças não vacinadas e implementar estratégias para aumentar e homogeneizar as coberturas vacinais em todo o estado”, enfatiza a coordenadora estadual de Imunização, Erika Porto.

Nesta segunda-feira, 8, a equipe do município de Santana realizou o monitoramento nos bairros Nova União, Monte das Oliveiras e Fé em Deus, garantindo o compromisso contínuo e estratégico com saúde pública.

Capacitação

Os profissionais dos 16 municípios receberam treinamento da Superintendência em Vigilância em Saúde (SVS), após capacitação em Brasília, no Distrito Federal, pelo Ministério da Saúde, garantindo que as ações estejam alinhadas com as melhores práticas recomendadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O monitoramento das estratégias de vacinação continuará até 31 de julho, para garantir que todas as medidas estão sendo adotadas para a erradicação da poliomielite e o controle efetivo do sarampo em todo o Amapá.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...