- Publicidade -

‘Fui a primeira concursada da família’, diz guarda municipal há 22 anos na corporação

No Dia Internacional da Mulher, Jani Alves, servidora da Prefeitura de Macapá conta sua trajetória na área da segurança pública.

Da Redação

A Prefeitura de Macapá mantém atualmente no quadro de servidores, aproximadamente 2.170 funcionários que estão distribuídos em secretarias, autarquias e demais órgãos que fazem parte do poder executivo municipal. Desse total, cerca de 50% é formado por mulheres.

Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a guarda municipal, Jani Alves, que atua na segurança há 22 anos, conta como foi entrar na corporação, predominantemente masculina, e o papel de outra grande mulher na sua vida, a mãe.

Jani Alves ingressou no Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) em 1999, quando foi realizado o primeiro concurso da corporação na capital. “Fiz a prova sem muitas pretensões e não esperava por esta aprovação. Esse foi o meu primeiro concurso público e eu também fui a primeira concursada da minha família”, diz, emocionada.

Na época, o filho de Jani estava com apenas 4 anos e o apoio que recebeu da mãe foi fundamental para entrada na corporação e, especialmente, na organização da nova rotina de trabalho.

“Durante a noite, quando eu tirava plantão, minha mãe cuidava do meu filho e isso se repetiu durante muitos anos. Hoje, ele está com 27 anos e eu agradeço a ela pelo auxílio neste período”, destaca.

A guarda conta ainda que desde o início sempre foi tratada pelos colegas com muito respeito e educação e que todas as tarefas que eram colocadas, foram feitas com muita dedicação e empenho.

“Os desafios impostos eram os mesmos, tanto para homens quanto para mulheres e eles deveriam ser feitos sem distinção de sexo. Executávamos as atividades da mesma maneira que um homem fazia e foi assim o tempo todo. Mas independente de qualquer coisa, todos os demais colegas sempre me trataram com muito respeito”, reforça.

Com o passar dos anos, Jani Alves voltou a estudar e se formou em Recursos Humanos. Hoje ela é especialista em Segurança Pública e atua na Procuradoria Geral do Município (Progem), na Prefeitura de Macapá.

“Anteriormente eu ficava fazendo o serviço administrativo e de rua no comando da Guarda, mas a aproximadamente um ano estou trabalhando na Progem, onde eu zelo pela segurança de todos”, diz a servidora.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a expansão das mulheres no serviço público é cada vez mais expressiva. Desde o final da década de 1980, elas são maioria no segmento, chegando a 59,3%, em 2017. Esse crescimento se deu, especialmente no nível municipal.

Elas em Movimento

Para homenagear as mulheres, a Prefeitura de Macapá está realizando a programação Elas em Movimento durante todo mês de março, promovendo várias ações voltadas a esse público. No sábado (12), uma ação no Complexo do Araxá vai levar serviços de saúde, atividades esportivas e culturais.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...