Ferreira Gomes recebe Projeto Juntos pela Educação
Em sua terceira fase o projeto já foi realizado em cinco municípios do estado, vitória e laranjal do Jari, Itaubal do Piririm, Cutias do Araguary, e Ferreira gomes.
Da Redação
O grupo de trabalho da educação do Tribunal de Contas do Estado, executou no período de 18 a 20/04, no município de Ferreira Gomes, o Projeto “ Juntos pela educação”.
Coordenado pelo Conselheiro Corregedor Regildo Salomão, a conselheira substituta Terezinha Botelho e o grupo de educação do TCE, o “ Juntos pela educação”, tem como finalidade, contribuir com a rede pública de ensino na elevação dos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB).
Desenvolvido através de um diagnóstico do ambiente escolar, que, compreende avaliação junto ao conselho municipal de educação, conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB, conselho de alimentação escolar, estrutura física, merenda e transporte escolar. O projeto busca também identificar boas práticas no âmbito escolar.Após o levantamento dessas informações, adquiridas através de aplicação de questionários e visitação in lócus nas escolas, será elaborado um relatório que seguirá para os gestores com propostas que possam contribuir para implantação de melhorias no ambiente escolar. Após essa fase, haverá o monitoramento para acompanhar se as medidas sugeridas pelo TCE estão sendo implementadas. Em Ferreira Gomes, foram visitadas escolas das áreas urbana, rural e ribeirinha.
O conselheiro Regildo Salomão, coordenador do projeto, afirma “ o TCE vem buscando entender essa realidade, esse complexo que é o sistema educacional, sem deixar de fiscalizar, vamos deixar nossa colaboração”.A equipe, que também estava acompanhada pelo Conselheiro Amiraldo Favacho, primeiro vice-presidente, reuniu para falar do projeto com Prefeito do município, Divino Rocha, o secretário de educação Estanislau Braga e com vereadores na Câmara Municipal.
O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, falou sobre a importância dessa iniciativa “Nossa intenção vai além da missão institucional, queremos que os índices educacionais melhorem nas escolas de nosso estado, para isso estamos propondo sugestões para solucionar problemas que precisam de uma análise completa e mais aprofundada”.
Nesta etapa, os técnicos e membros também reuniram com a Promotora de Justiça da comarca de Ferreira Gomes Samily Alcolumbre, que disse“ o Tribunal de Contas está de parabéns pelo trabalho de caráter preventivo que está realizando, entendemos que essa soma de forças é extremamente importante para a garantia de um serviço público que melhor atenda o cidadão” declarou a promotora que entregou a equipe um relatório recebido pela comunidade sobre a situação das escolas do município.O conselheiro Amiraldo Favacho falou “estamos revendo questões que facilitem a gestão dos jurisdicionados, com adequação de prazos e capacitações que assegurem a melhor aplicação dos recursos, e para a educação temos o projeto que aqui nos traz” enfatizou.
Em sua terceira fase o projeto já foi realizado em cinco municípios do estado, vitória e laranjal do Jari, Itaubal do Piririm, Cutias do Araguary, e Ferreira gomes. Até o final de ano de 2022, todos os municípios do estado conheceram o projeto.
O próximo município a ser visitado será Porto Grande no mês de maio.Ferreira Gomes
Localizado na região central do Estado, ás margens do rio Araguari, está situado a 142 quilômetros de Macapá e possui uma população estimada em 6.901 habitantes.
Ferreira Gomes, assim como outros municípios do estado, não conseguiu alcançar a meta de 4.1, estabelecida como indicador, obteve uma nota de 3,8 pelo IDEB (2019).
Publicidade (x)