Estudantes de Direito visitam o MP-AP e conhecem as funções da instituição
O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Institucionais, Nicolau Crispino, a chefe de gabinete, Christie Girão, e o secretário-geral da instituição, Alexandre Monteiro, recepcionaram os visitantes.
Da Redação
Nesta terça-feira (29), acadêmicos e professores do Curso de Direito da Faculdade Estácio tiveram a oportunidade de visitar as dependências da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (PGJ/MP-AP) para conhecer sua composição, atribuições, organização interna e história. O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Institucionais, Nicolau Crispino, a chefe de gabinete, Christie Girão, e o secretário-geral da instituição, Alexandre Monteiro, recepcionaram os visitantes.
Os membros da administração superior do MP-AP deram as boas-vindas e explicaram sobre a atuação e missão institucional, tirando dúvidas sobre o papel do Ministério Público, que, enquanto instituição autônoma, está incluído nas funções essenciais à justiça e não possui vinculação funcional a qualquer dos poderes do Estado.
Os estudantes e professores visitaram a Ouvidoria do MP-AP, conheceram a galeria de honra dos procuradores-gerais, Colégio de Procuradores e ouvidores, passaram pelas dependências do prédio onde funciona toda a área administrativa, gabinete de procuradores e algumas Promotorias de Justiça.
A visita da Faculdade Estácio ao MP-AP integra projeto do Núcleo de Prática Jurídica e é voltado aos estagiários e acadêmicos do 8º e 9º semestre do Curso de Direito. Acompanharam os alunos a coordenadora do NPJ, professora Raiana Souza, e o professor-orientador de Estágio da Faculdade Estácio, Kleber Rodrigues.
“Na sala de aula nós ensinamos direito material, direito processual, prática, mas a prática da vivência dos órgãos públicos, do seu funcionamento nós não trabalhamos em sala de aula. Então, é como um projeto de extensão, é como se nós estivéssemos quebrando as quatro paredes da sala de aula e apresentando a prática real para os acadêmicos de direito daí a importância desse tipo de visita técnica”, informou Kleber Rodrigues.
Para a acadêmica do 8º Semestre de Direito, Luci Madureira, “é de extrema importância ter esse contato e conhecer essa instituição que é uma guardiã dos nossos direitos e a gente poder conhecer um pouco mais de perto como esse órgão, como essas pessoas, esses servidores trabalham diariamente na proteção dos nossos direitos e da sociedade”.
“Hoje, nós recebemos aqui na Procuradoria-Geral de Justiça cerca de 60 alunos da Faculdade Estácio. Uma oportunidade de trocar experiência e de falar um pouco sobre as atribuições do Ministério Público, mas também mostrar a nossa estrutura interna e o funcionamento dos nossos órgãos administrativos e da administração superior para que eles possam conhecer um pouco da nossa realidade e, quem sabe, no futuro seguirem a carreira ministerial”, destacou Christie Girão.
Publicidade (x)