Governo do Estado abre mais 16 leitos de UTI no Hospital da Criança e do Adolescente

Com a ampliação, o HCA passa a ter 36 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo.

Da Redação

Para garantir o atendimento de pacientes com síndromes respiratórias graves, o Governo do Amapá abriu, de forma emergencial, mais 16 novos leitos de terapia intensiva (UTI) na noite de quarta-feira, 17, dentro do Hospital da Criança e Adolescente (HCA). Os leitos estão entre os 94 que estão sendo equipados para receber pacientes.

A medida foi tomada devido ao grande fluxo de crianças dando entrada no Pronto Atendimento Infantil (PAI), precisando de internação e cuidados intensivos. O hospital já mantinha 20 leitos de UTI, com a ampliação, o número passa para 36.

A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, explicou que a superlotação e a chegada de mais pacientes em estado grave fez com que as enfermarias, que já estavam concluídas, fossem ocupadas de imediato.

“Dobramos o número de servidores para que conseguíssemos finalizar a organização dos dois blocos de enfermaria o mais rápido possível e transferir de imediato os pacientes que aguardavam na sala amarela do PAI e precisavam de leito de UTI. Estamos trabalhando dia e noite para entregar os demais leitos e desafogar também os corredores”, informou Silvana.

Além dos leitos, os blocos possuem posto de enfermagem, farmácia satélite, sala de procedimentos, isolamento e brinquedoteca. A novidade são enfermarias indígenas, adaptadas com armadores, que receberão redes para que os pacientes possam ficar melhor adaptados.

Para abrir os novos leitos, o Governo adquiriu camas, berços, colchões, incubadoras aquecidas, escadinhas, cabeceiras, centrais de ar e demais mobiliários.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...