Alcolumbre anuncia no Amapá primeiro curso federal de formação de condutores
Idealizado por Alcolumbre, trata-se de um projeto piloto voltado à Educação de Trânsito para Formação do Condutor para o Exercício de Atividade Remunerada.
Da Redação
Nesta quinta-feira (28), Alcolumbre participou de reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, que assinou o Termo de Execução (TED) do projeto “Educação de Trânsito para a Vida e Trabalho”. O primeiro curso terá como tema “Educação de Trânsito para Formação do Condutor para o Exercício de Atividade Remunerada” (EAR).
O projeto idealizado pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP) sobre formação de condutores em todo o Brasil recebeu autorização e a primeira turma terá início em janeiro, no Amapá.
Inicialmente, serão disponibilizadas 80 vagas para o estado. A partir de 2025, o curso será oferecido em escala nacional. A expectativa geral do curso é formar, nos próximos três anos, 1,5 milhão de brasileiros sem condições de pagar pelos serviços e taxas para obter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo Alcolumbre, sua proposta tem o objetivo de contribuir, principalmente, para a formação profissional dos brasileiros e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança no trânsito das rodovias brasileiras, com condutores mais preparados.
“Estamos há um ano lutando pela concretização desse projeto tão importante para a formação de novos condutores. O trânsito do Brasil é o terceiro que mais mata no mundo e precisamos ter uma mão de obra qualificada, andando pelas rodovias federais”, disse. Ainda de acordo com o senador, só as vítimas de acidente de moto, no país, representam mais de 35%. “O que impacta o Sistema Único de Saúde e a saúde pública do país como um todo”, acrescentou.
Os cursos serão gratuitos e oferecidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica dos estados. Serão destinados, preferencialmente, ao público de pessoas inscritas no Cadúnico e mulheres em situação de vulnerabilidade social terão prioridade.
Publicidade (x)