Data base: governador Clécio anuncia reajuste de 5% ao funcionalismo
Ele também anuncia uma reposição adicional aos trabalhadores da Educação, de 3,62%, num acumulado de 18,38% desde o início de sua gestão.
Cleber Barbosa, da Redação
O Governo do Amapá vai conceder reajuste salarial de 5% para todos os servidores públicos do Estado. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (2), pelo próprio governador Clécio Luís (Solidariedade), em uma postagem em suas redes sociais.
O governador Clécio Luís reforçou que, além do aumento linear, será concedido mais 3,62% para os trabalhadores da Educação, totalizando um reajuste de 8,62%. A categoria chegou a realizar uma paralisação no ano passado, por reivindicar um valor maior do que apenas a reposição da inflação no período, o chamado ganho real.
A proposta do percentual, que valoriza os profissionais do funcionalismo público e respeita a regra do teto de gastos públicos, ainda será encaminhada para aprovação da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), mas terá efeitos retroativos ao dia 1º de abril deste ano, que é a data limite para o política salarial, a chamada data-base do funcionalismo estadual.
Clécio lembrou que segundo os índices oficiais do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o acumulado dos últimos 12 meses equivale a um índice inflacionário de 4,14%, mas a gestão decidiu conceder um pouco acima disso, em redondos 5%.
Educação
Para os trabalhadores da educação, que têm uma fonte especial de financiamento, o FUNDEB, além dos 5%, vamos somar mais 3,62% referente ao piso, chegando a um reajuste total de 8,62%.” Em um ano e três meses de gestão, já são 10,6% de reajuste salarial liberado para o funcionalismo público, e 18,38% para todos os profissionais da educação, que tem a ver com o piso salarial [da categoria]”, completou o governador.
Ele lembrou ainda que os trabalhadores da educação, que têm uma fonte especial de financiamento, o FUNDEB, além dos 5%, vamos somar mais 3,62% referente ao piso, chegando a um reajuste total de 8,62%. “Nesse 1 ano e 3 meses à frente do governo, já demos um aumento linear acumulado de 10,6% para todos os servidores, e 18,38% para os trabalhadores de educação. Essa conquista significa a valorização daqueles que nos auxiliam a prestar um melhor serviço público a cada dia”, completou Clécio.
Publicidade (x)