Covid-19: Governo do Amapá testa moradores de comunidade quilombola
Ação conjunta entre SVS e Seafro permitiu a testagem de pessoas sintomáticas na comunidade do Curralinho, em Macapá.
O trabalho é fruto de uma ação conjunta entre SVS e Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), que solicitou a medida por identificar pessoas com sintomas dentro da comunidade.
Foram feitos 20 testes. Destes, 12 apresentaram resultados negativos, 7 estavam reagentes para IgG e Igm. Os que apresentam reagente IgG são pessoas que já passaram pela fase aguda da doença, os IgM sofreram infecção recente. Os casos confirmados receberam orientação para manter o isolamento social e medicação do protocolo de tratamento.
O gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, Waldir Bittencourt, comentou a importância da ação.
“É importante a política pública chegar em povos tradicionais quilombolas, porque isso reforça a política de respeitar as pessoas nas suas singularidades, nos seus costumes e tradições”, afirmou Waldir.
A SVS continuará seu cronograma de testagem dos profissionais da linha de frente no combate a covid-19 e em comunidades isoladas do Estado. É importante alcançar o maior número de pessoas para que sejam tratadas precocemente, antes que os sintomas da doença se agravem.