Consórcio valida Estratégia Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal
Também participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente, Joel Rodrigues, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Wagner Coelho.
Da Redação
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, o governador do Amapá e presidente do consórcio, Waldez Góes, validou o Projeto “Estratégia Regional de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal”.
O planejamento é resultado de consultoria apoiada pela Embaixada da França, via Mecanismo Financeiro do Consórcio, em parceria com o Funbio e contou também com a colaboração e contribuições da GIZ e IPAM.
O plano foi separado em eixos e 5 linhas de ação: plataforma de integração, alinhamentos de matriz normativa, ações integradas em áreas críticas, comunicação estratégica, central de treinamentos, com direcionamentos comuns para os 9 estados que integram a Amazônia Legal atuarem no combate e prevenção ao desmatamento e queimadas.
A reunião contou com a participação dos comandantes dos Corpos de Bombeiros, Conselheiros e secretários de Meio Ambiente e secretários da Executiva do Consórcio da Amazônia Legal.
Na ocasião, Góes reforçou que a união dos estados da Amazônia Brasileira é fundamental para avançar no projeto.
“Nós fazermos um esforço para o mecanismo de financiamento de consórcio definidamente se consagrar a partir dessa agenda, gera para a comunidade no geral uma credibilidade ainda maior, por isso a importância da união dos esforços dos estados brasileiros em consórcio e ter essa agenda prioritária não diminui os esforços que os estados têm feito individualmente”, afirmou o presidente do Consórcio.
Góes também defendeu que o Consórcio lidere a captação de recursos para aplicação nos projetos. Também participaram da reunião o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Joel Rodrigues, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, Wagner Coelho.
Publicidade (x)