Concurso da Educação: candidatos participam da prova objetiva neste domingo

Aplicação dos exames ocorre nos turnos da manhã e tarde, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Da Redação

A primeira fase do concurso público da Educação, com aplicação da prova objetiva e do estudo de caso, acontece neste domingo, 16. O Governo do Estado aguarda 30.638 candidatos nos turnos da manhã e tarde. Esta etapa do certame acontece sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Varga (FGV), tendo caráter eliminatório e classificatório.

Pela manhã, estão sendo aplicadas as provas aos candidatos que concorrem às vagas de tradutor e intérprete de Língua Brasileiras de Sinais (Libras) e para cuidador. Já no horário da tarde, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para os candidatos que disputam as vagas para os cargos de professor da Educação Básica e Profissional e para pedagogo.

A secretária adjunta de gestão de pessoas, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Regina Duarte, destacou que o certame traz 5.002 vagas, sendo 1.182 para contratação imediata e outras 3.820 para cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 2.606, 10 até R$ 4.917, 28.

“Esse concurso foi o mais esperado pela população, tanto para os concurseiros quanto para a comunidade amapaense, tendo em vista novos profissionais nas nossas escolas, de modo que esse certame foi planejado para atender os 16 municípios do Estado, ficando a lotação de acordo com a escolha do candidato no ato da inscrição”, explicou Regina Duarte,

A concorrente Edithe Gomes contou que participa do certame para os cargos de cuidador e professor. De acordo com a candidata, o preparo para o concurso acontece há mais de um ano, pois começou a estudar antes da divulgação do edital, com base em concursos anteriores.

“Quando o edital saiu, eu já estava estudando. Usei o tempo entre a divulgação do edital e a prova para revisar o conteúdo e aprofundar os conhecimentos sobre legislação, além de ter feito cursinho para melhorar meu preparo. Tive que conciliar a rotina de trabalho, de mãe e estudante para chegar a essa prova hoje com as melhores expectativas”, comentou a Edithe.

Etapas

A realização do concurso para os cargos de professor da Educação Básica e profissional, cuidador e pedagogo consistirá em três fases.

A primeira fase equivale ao Exame de Conhecimentos, com prova objetiva e estudo de caso, tendo caráter eliminatório e classificatório. A segunda e terceira fase possuem caráter eliminatório, sendo elas o exame documental e exame de saúde, respectivamente.

Para o cargo de tradutor e intérprete de Libras, os candidatos realizarão, além da prova de múltipla escolha, a Prova Prática a fim de comprovar seu domínio sobre as tarefas determinadas pelo examinador técnico na área.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...