Comunidade de Mazagão Velho recebe a comitiva de transladação da Festa de São Tiago
Tradição cultural e religiosa trazida da África é realizada até 28 de julho, na vila histórica de Mazagão Velho.
Da Redação
A fé e a emoção preencheram os corações da Vila de Mazagão Velho, na terça-feira, 16, com a chegada da comitiva do translado das imagens de São Tiago e São Jorge, que passou por entidades públicas por três dias, em Macapá. Com incentivo do Governo do Amapá, o tradicional evento religioso celebra 247 anos e engloba tradição, cultura e devoção. A programação segue até 28 de julho, em Mazagão.
O translado é uma forma de reforçar e intensificar a divulgação e o convite para a tradicional festividade, de fé, devoção e história. Durante a programação haverá a Missa, Círio e encenação da Batalha das crianças. Personificados por moradores da região, as figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia e demais personagens históricos, como mouros e cristãos caminharam até à igreja matriz para a Missa, embalada ao som das caixas de percussão, tocadas pelos ‘caixeiros’.
O momento da festividade é visto como uma oportunidade de agradecer pelas graças alcançadas e de perpetuar a tradição por gerações, segundo o chefe dos caixeiros, José da Conceição, de 75 anos.
“Participo há muitos anos da festa de São Tiago, gostava de sair como Mouro, depois aprendi a tocar a caixa e me tornei caixeiro, hoje eu ensino para que essa tradição não se perca no tempo”, frisou Conceição.
Dos 71 anos de vida da mazaganense Joaquina Jacarandá, parte deles foram dedicados à celebração da tradição. Para ela, o orgulho e devoção causam emoção a todos que participam da festividade.
“Celebro com orgulho a tradição deixada por nossos antepassados, sou devota de São Tiago, e hoje eu participo como rezadeira, no grupo das ladainhas cantadas em latim, também já ensino aos jovens que têm aderido à tradição, o que me deixa emocionada em saber que ela vai continuar”, ressaltou Joaquina.
Sede do Governo do Amapá
Pelo segundo ano, a sede administrativa do Governo do Amapá será transferida, de maneira simbólica, para a Vila de Mazagão Velho, a exemplo de 2023. As decisões e atos do executivo estadual deverão ser tomadas e assinadas no Palácio Rio Mutuacá, espaço físico construído para essa finalidade e utilizado pelo Município durante o ano.
Tradição
Realizada desde 1777, a Festa de São Tiago é uma das maiores manifestações culturais do Amapá. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de São Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado dos cristãos na guerra contra os mouros. Esta tradição, trazida da África, no século XVIII, completa 247 anos em 2024.
A programação conta com o apoio do Governo do Amapá, da prefeitura de Mazagão, e é realizada pela comunidade local, em parceria com o Instituto Cultural da Festa de São Tiago.
Publicidade (x)