Colorindo Santana: MP-AP, TJAP e Prefeitura reúnem com moradores da Comunidade do Ambrósio

O projeto Colorindo Santana, que surgiu através do projeto Comunidade Restaurativa, a partir de agora será executado pela Prefeitura de Santana, em parceria com o MP-AP e o Judiciário.

Da Redação

No último sábado (21), o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) da Promotoria de Justiça de Santana, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), através do Juizado Especial daquela Comarca, e a Prefeitura Municipal de Santana, se reuniram com moradores e lideranças da Comunidade do Ambrósio, localizada na área portuária do município, para dar continuidade ao projeto Colorindo Santana. A iniciativa será assumida pelo Município, que se dispôs a executar o projeto em parceria com as duas instituições.

“Depois de dois anos sem realizar o projeto Arte na Comunidade, ele retorna com a parceria do Ministério Público e Prefeitura de Santana para a pintura das casas. O projeto visa também o empoderamento da comunidade para se fortalecer, se ver melhor – tudo isso passa pela pintura”, ressaltou a juíza Carline Negreiros, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana.

O projeto Colorindo Santana, que surgiu através do projeto Comunidade Restaurativa, a partir de agora será executado pela Prefeitura de Santana, em parceria com o MP-AP e o Judiciário. O objetivo é a revitalização da área, dando cor e vida à localidade, através da pintura de casas e das passarelas. O projeto vai ofertar cursos de artes plásticas para jovens a partir dos 14 anos de idade e em vulnerabilidade social e esses mesmos jovens, após a capacitação irão receber uma bolsa para realizar o trabalho da pintura, incentivando o conhecimento artístico.

“O projeto já recebeu o nome de Colorindo Santana e nós já estamos trabalhando para dar os primeiros passos. São várias ações que visam valorizar e elevar a autoestima dos moradores e seus imóveis e, gerar renda. Nós entendemos que a partir desta valorização, a tendência é atrair o turismo e pessoas que irão se interessar cada vez mais por Santana”, garantiu o prefeito Sebastião Bala Rocha. (Leia mais)

Durante a reunião com os moradores ficou decidido que a passarela Beira-Mar, no Ambrósio, será a primeira a ser beneficiada, nesta nova fase.

“A comunidade é beneficiada com vários projetos, como o “Era uma Vez”, voltado para leitura de crianças, e isso nos incentiva, fortalece quem mora aqui, ajuda no desenvolvimento para que todos se encontrem e abre nossa visão e dos outros também, pois já fomos muito discriminados, por outras comunidades”, afirmou Arlene da Silva, moradora do Ambrósio há 55 anos.

A coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP e uma das idealizadoras do projeto Comunidade Restaurativa falou da retomada das ações.

“A alegria é muito grande de estar novamente com a comunidade, especialmente com a parceria onde o gestor municipal assume o protagonismo do projeto de pintura, demonstrando o compromisso dele com a comunidade. Essa ação também continua conectada com os círculos restaurativos, trabalho nosso e do Poder Judiciário, que continua sendo desenvolvido, juntamente com os cursos de Justiça Restaurativa e outras capacitações para as famílias, oferecidas em parceria com o SEBRAE”, declarou a promotora de Justiça Sílvia Canela.

Projeto Comunidade Restaurativa

O Projeto Comunidade Restaurativa é realizado, desde 2017, no bairro do Ambrósio, e já promoveu transformações profundas no meio social daquela comunidade, localizada na área portuária de Santana. A ação, desenvolvida pelo NMCPR em parceria com o Juizado Especial Cível e Criminal da cidade, estabeleceu relações mais saudáveis, atuando na prevenção da violência, resolução de conflitos por meio dos círculos de diálogos, empoderamento das pessoas e a busca por despertar o senso de pertencimento entre os moradores do lugar.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...