Cerimônia de posse do novo Defensor Público-Geral do Amapá.
José Rodrigues dos Santos, será o primeiro defensor-público geral de carreira eleito pelos membros da Defensoria Pública do Amapá, e comandará a instituição no biênio 2022-2024.
Da Redação
Na cerimônia de posse do novo Defensor Público-Geral do Amapá, a deputada Edna Auzier esteve representando o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá deputado Kaká Barbosa. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 25, no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima. A Defensoria Pública do Estado começa uma nova fase com a eleição e posse do defensor de carreira José Rodrigues.
A data do dia 25 de março, já tinha um sentido especial para a defensoria pública estadual, pois neste dia, no ano de 2019 que os primeiros defensores públicos concursados do Estado tomaram posse e, portanto, agora em 2022 a instituição vive um novo momento, completa três anos da posse e o fim estágio probatório, passando hoje a ser administrada definitivamente por defensores públicos concursados.
Para o governador Waldez Góes “este é um momento histórico por várias razões, talvez sejamos o último estado a instalar a defensoria pública, porém hoje se conclui o estágio probatório e eles assumem por definitivo a condução desta instituição. Foi feito todo um processo de autonomia de gestão e financeira. Quero agradecer ao Diogo Grunho que conduziu nestes últimos 3 anos e possibilitou essa transição”, declarou.
A defensoria é um órgão essencial para o cumprimento da justiça, ou seja, um país onde se tem muita vulnerabilidade social, o cidadão que não tem condições de pagar os serviços de um advogado particular pode ser representado por um defensor, isto garante a cidadania. “Hoje é uma noite de comemorar e aplaudir este feito”, disse o governador.
José Rodrigues dos Santos, será o primeiro defensor-público geral de carreira eleito pelos membros da Defensoria Pública do Amapá, e comandará a instituição no biênio 2022-2024. Natural de Pimenteiras, interior do Piauí, recebeu os primeiros estudos pela mãe que o ensinava em casa, pois a escola mais próxima ficava a 15 quilômetros de distância. Em seguida, teve que ir morar em casas de parentes para dar continuidade aos estudos, somente no ensino médio se mudou para Terezina e cursou Direito, se formando na Universidade Federal do Piauí em 2011.
Advogou por 5 anos, mas decidiu parar tudo e se dedicar aos estudos para o concurso que escolheu como missão: a Defensoria Pública. Como defensor concursado atuou no município de Vitória do Jari, Núcleo Criminal de Santana até julho de 2020 e por último estava no Núcleo Criminal de Macapá.
Mas desde pequeno José Rodrigues dizia para sua mãe que viria morar no norte, mesmo não sabendo nem onde ficava. “Sempre brincava com a minha mãe e dizia que vinha morar no norte. Escolhi ser defensor público, me preparei para essa missão. Tudo valeu a pena, a dedicação dos meus pais me deu forças para eu sempre persistir e não desistir”, falou o novo defensor público-geral.
Diogo Grunho foi o último defensor que atuou na gestão da defensoria sem ser do quadro efetivo. Disse que “hoje se encerra um ciclo, mas não se encerra um projeto, tenho sentimento de dever cumprido. Para nós, foi muito importante finalizar esse processo de autonomia uma vez que é uma instituição nova, que vem crescendo e se fortalecendo. Sabemos que estamos fortalecendo aqueles que mais precisam, a sociedade mais vulnerável e que precisa ter acesso a justiça”.
Para Grunho, a Assembleia Legislativa foi uma grande parceira, pois a defensoria não conseguiria chegar a esta autonomia sem o apoio dos deputados. “Agradecemos aos parlamentares, pois esse apoio possibilitou implementarmos nossa autonomia”, finalizou.
Já a deputada Edna Auzier, falou sobre a importância de se ter defensor de carreira na gestão da instituição. Ressaltou a parceria com a defensoria, não somente em termos de trabalho, como tem sido o apoio dos defensores na defesa da mulher contra a violência, “mas acima de tudo podemos ajudar através das emendas impositivas esta instituição que defende o direito de toda a população”, declarou a parlamentar.
Publicidade (x)