Cantata natalina reuniu crianças e adolescentes de projeto social da Sejusp
São 50 crianças e adolescentes atendidos no residencial Macapaba. Evento também teve o acender das luzes de Natal na torre do Complexo de Segurança da zona oeste.
Da Redação
Ao som de clássicos da música natalina e popular amapaense, integrantes do projeto social “Música na Comunidade” se apresentaram na cantata realizada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no Complexo de Segurança da zona oeste de Macapá.
A iniciativa é coordenada pelo major Marivaldo Palheta e atende 50 crianças e adolescentes em vulnerabilidade do Conjunto Macapaba. A implantação do projeto é um compromisso do Governo do Amapá desde a entrega do quartel deste residencial, em abril deste ano.
“Elas aprendem, junto com a musicalização, disciplina, respeito, cidadania, em um trabalho realizado em conjunto com os pais e a comunidade escolar. E já temos excelentes resultados, de crianças com 4 meses de ensaio já sendo capazes de tocar outros instrumentos além da flauta doce, como saxofone, tuba e trompete”, ressaltou Palheta.
O secretário da Sejusp, Cel. Carlos Souza, frisou que os projetos sociais desempenhados pelos órgãos da Segurança Pública formam um importante mecanismo preventivo contra vulnerabilidades sociais e a criminalidade.
“São estratégias que nos aproximam da comunidade e formam mais uma frente preventiva contra a violência. A Polícia Civil desempenha projetos com esporte, a Polícia Militar implantou um programa para o empreendedorismo feminino e a Sejusp, no quartel do Corpo de Bombeiros, instalou o Música na Comunidade para esses jovens”, detalhou o secretário.
Para Eduarda Vitória, 12 anos, o projeto também representa uma ótima oportunidade de socialização, desenvolvimento da autoestima e de conquista de bons amigos.
“Eu era muito tímida, me sentia excluída, até que participando do projeto conheci outras crianças com os mesmos interesses que eu. A gente estuda várias músicas novas, se diverte mas também aprende muitas lições valiosas para a vida”, declarou a participante.
Luzes de Natal
Junto com a apresentação das crianças, o ponto alto da cantata foi o acendimento da iluminação na torre de radiocomunicação digital do Complexo de Segurança. A estrutura possui mais de 50 metros de altura e foram instaladas lâmpadas de led que formam a “Árvore de Natal da Segurança”.
“É um equipamento que todas as forças de segurança utilizam e representa, tanto os avanços tecnológicos, quanto a integração que todos esses órgãos fortaleceram entre si. Esse é um símbolo de união e do legado de avanços que entregamos para a sociedade amapaense”, concluiu Carlos Souza.
Publicidade (x)