Campanha ‘Junho Violeta’ reforçar o combate à violência contra a pessoa idosa
Programação terá atividades educativas, de lazer e saúde para a terceira idade durante todo o mês.
Da Redação
A Prefeitura de Macapá lança na segunda-feira (6), a campanha Junho Violeta de combate à violência contra a pessoa idosa. A programação prevê ações educativas com intervenções no trânsito e atividades de lazer, sensibilização e de saúde para este público.
Com o tema “Atenção, cuidado e respeito: responsabilidade de todos”, a campanha quer orientar todos os cidadãos sobre os direitos dos idosos, além de auxiliar na conscientização do respeito com este público.
“É uma campanha necessária, visto que o número de violência contra a pessoa idosa é crescente. Então devemos sempre idealizar atividades que promovam a sensibilidade, cuidado e respeito com estas pessoas”, destaca o coordenador municipal de Políticas da Pessoa com Deficiência e Idoso, Ruan Linconl.
A programação inclui blitzes educativas com entrega da caderneta do idoso, criando uma transmissão de informações a partir da distribuição do material, além de panfletos informativos com os direitos e cuidados com a população da terceira idade.
Durante todo o mês de junho, estão previstas ainda atividades de lazer e recreação em diversos pontos da cidade. Saúde, relaxamento, tratamento de beleza, assistência e atendimentos psicológicos vão acontecer nas zonas sul e norte da capital, além de fiscalização de vagas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais.
“A pessoa idosa precisa ser vista e respeitada. São pessoas que tiveram longas trajetórias e merecem ter seus direitos validados. Nossa campanha tem esse foco de conscientizar a população no combate as violações cometidas contra o idoso”, frisou a secretária de Direitos Humanos, Surya El Hosson.
Junho Violeta
Inspirada no “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso”, celebrado no dia 15 de junho, a campanha atendeu no ano passado, 261 idosos do Conjunto Habitacional Açucena. A programação contou com testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacina para Influenza (H1N1) e Tríplice Viral.
Os idosos também fizeram exames de eletrocardiograma e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Para relaxar, eles participaram de atividades de musicoterapia, além de atendimento jurídico e psicológico. A campanha também realizou ações educativas no trânsito com a explanação dos direitos da pessoa idosa.
Confira a programação do Junho Violeta, da Prefeitura de Macapá:
Dia 6
- Blitz de conscientização com entrega da caderneta do Idoso
Local: BR 210, próximo à Rodovia do Curiaú, na zona norte
Hora: 16h as 18h - Lançamento do Catálogo da Rede de Atendimento, Proteção e Defesa da Pessoa Idosa
Local: Sebrae Amapá
Hora: 9h
Dia 8 de junho
- Ação social Junho Violeta e blitz de conscientização
Local: Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte
Hora: 9h
Dia 10 de junho
- Blitz de conscientização e panfletagem
Local: posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF/AP)
Hora: 9h as 11h
Dia 13 de junho
- Ação de sensibilização e panfletagem
Local: Macapá Shopping
Hora: 15h às 18h
Dia 15 de junho
- Ação social
Local: bairro Marabaixo 3
Hora: 9h às 14h
Dia 20 de junho
- Ação de sensibilização e panfletagem
Local: Amapá Garden Shopping
Hora: 15h às 18h
Dia 29 de junho
- Ação social
Local: distrito do Coração
Hora: 9h
Dia 30 de junho
- Blitz, ação de sensibilização e panfletagem
Local: Centro de Macapá
Hora: 16h
Publicidade (x)