Autoescada mecânica do Corpo de Bombeiros possibilita combate eficiente de incêndio em Santana
Equipamento adquirido pelo Governo do Amapá, foi utilizado pela primeira vez em operação.
Da Redação
Nesta terça-feira, 9, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá utilizou pela primeira vez a autoescada mecânica para atuar no combate ao incêndio de um estabelecimento comercial em Santana. Os militares usaram o equipamento especializado, que tem 55 metros de alcance, para subir até o terceiro andar do prédio e direcionar melhor os jatos de água, possibilitando um combate mais eficiente contra as chamas no local.
De acordo com o subcomandante do CBM, coronel Pelsondré Martins, o veículo especial, adquirido no ano passado pelo Governo do Amapá, como parte do reforço na Segurança Pública, foi fundamental para controlar o incêndio devido a impossibilidade de entrar nos prédios atingidos por conta do grande volume de fumaça e da alta temperatura.
“Em ocorrências de incêndio em prédios e residências, o combate ideal às chamas é pelo interior do estabelecimento. Só que neste caso tinha muita fumaça e estava muito quente dentro do local, dificultando a entrada dos bombeiros, mesmo com equipamento de proteção. Com a autoescada mecânica conseguimos atacar por cima e controlar o fogo”, disse o subcomandante.
Além do equipamento especial, cerca de 100 bombeiros foram acionados para atender a ocorrência no município. Mesmo com o incêndio controlado, as equipes seguem no local para fazer o trabalho de rescaldo com o objetivo de esfriar o interior do estabelecimento atingido pelas chamas e evitar que nova propagação.
Autoescada mecânica
O equipamento de última geração equivale um prédio de 20 andares e a altura máxima é alcançada em menos de 40 segundos. A viatura possui cesto de resgate com capacidade de até 300 kg (ou três pessoas), além de guincho elétrico com capacidade para no mínimo 5.400 kg e 35 metros de cabo.
A autoescada mecânica foi a primeira licitação internacional realizada pelo Governo do Estado, garantida com investimento de R$ 8 milhões, através de recursos de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Executivo Estadual.
O equipamento também possui elevador de resgate, além de câmera térmica para auxiliar no combate e resgate de pessoas em locais com baixa ou nenhuma visibilidade. O veículo também conta com canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.
Publicidade (x)