Assembleia aprova projetos que criam Dia de Combate ao Racismo no Esporte e Dia da Dança de Salão

As aclamações se deram na 60ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura, com a presença de 14 deputados.

Da Redação

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) aprovou, nesta quinta-feira, 24, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 0129/2023 (PLO0129/23), que institui o Dia Estadual de Combate ao Racismo no Esporte, e o PLO0128/23, que institui o Dia Estadual da Dança de Salão. As aclamações se deram na 60ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura, com a presença de 14 deputados.

De autoria do Dep. Pastor Oliveira (Rep), O PLO129/23 prevê o 21 de maio como Dia Estadual de Combate ao Racismo no Esporte, em alusão a data em que Vinicius Jr, atacante do Real Madrid, foi vitima de ataques racistas, durante um jogo do Campeonato Espanhol de 2023. “Vivemos nos últimos anos, no Brasil e no mundo, uma sequência de gestos racistas no esporte, o que tem causado repercussão negativa e repugnância da sociedade”, comenta o parlamentar.

Já o PLO128/23, assinado pela Dep. Telma Nery (Cidadania), propõe o nove de junho como Dia Estadual da Dança de Salão, em referencia a data de chegada ao Amapá, em 1996, do prof. Ricardo Marinho, paraense que introduziu a prática no estado. “O presente projeto visa dar maior visibilidade a prática das danças de salão, fomentar eventos e ações relacionados as danças sociais, aumentar o interesse e a participação da sociedade, em toda e qualquer idade, e divulgar os diversos benefícios que as práticas podem proporcionar”, justifica a deputada.

As matérias seguem agora para o gabinete do governador Clécio Luís (SDD), que poderá sancioná-las, vetá-las ou vetá-las parcialmente.

FOTOS: Olavo Reis – Dircom/Alap

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...