Aprovado na Alap projeto que reconhece o Barco da Bíblia como Patrimônio Cultural no Amapá
A iniciativa reconhece o "Barco da Bíblia", também conhecido como "Luz na Amazônia 2", como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amapá.
Da Redação
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) aprovou nesta terça-feira (9), em sessão realizada no plenário Deputado Dalto Martins, o Projeto de Lei (PL) 0312/2023, de autoria da deputada Alliny Serrão (União). A iniciativa reconhece o “Barco da Bíblia”, também conhecido como “Luz na Amazônia 2”, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amapá.
Segundo a deputada, o projeto contribui para aumentar a interação das comunidades de diversas regiões do Amapá, além de facilitar o acesso da população à literatura e às atividades educativas religiosas. “O Barco da Bíblia é um projeto itinerante, realizado anualmente na primeira quinzena de maio. Por isso, possui o status de projeto cultural voltado à perpetuação das práticas cristãs, o que o torna merecedor do reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amapá”, defendeu a parlamentar.
O barco integra o programa Luz na Amazônia, conduzido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A iniciativa facilita o acesso à Palavra de Deus e oferece ações sociais às comunidades ribeirinhas, levando conhecimento e literatura bíblica à população da região Norte do país.
“A principal finalidade do Barco da Bíblia é disponibilizar literatura bíblica a um valor acessível, facilitando sua aquisição por pessoas em diferentes contextos socioeconômicos e geográficos da Amazônia”, destacou a apóstola Veruska Bessa, da Comunidade Evangélica de Jesus Cristo e membro do Diretório Regional da SBB no Amapá. Em sua fala na tribuna da Casa, citou o Salmo 119, versículo 105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.
A embarcação oferece uma ampla e moderna livraria, além de um espaço cultural com peças do acervo do Museu da Bíblia. O público também pode adquirir livros a preços populares. A deputada Edna Auzier (PSD) parabenizou a iniciativa da deputada Alliny Serrão e destacou a importância do projeto. “É sempre muito bom presentear alguém com uma bíblia, com algo que traga fortalecimento espiritual, que nos traz vida e luz”, afirmou a deputada.
Acompanharam a votação no plenário líderes religiosos como o pastor Amado Flexa (Igreja Evangélica Canal de Benção), pastora Waldirene Reis (Igreja Assembleia de Deus), pastor Álvaro Menezes Bessa, pastor Adiel Vitória Fagundes (Convenção Batista do Amapá) e pastor Joás Silva de Medeiros (Ministério Profético da Adoração), todos membros do Diretório Regional da SBB no Amapá.
Publicidade (x)