Alap homenageia 70 anos da Igreja Batista no Amapá
Na sessão realizada na manhã desta quarta-feira (22), a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) homenageou a Primeira Igreja Batista (PIB) do Amapá pela comemoração de seus 70 anos de fundação no Estado.
Da Redação
Durante o evento que aconteceu no grande expediente, foi concedida Moção de Aplauso à Convenção Batista Amapaense (COBAP), representada pelo pastor Adiel Fagundes, presidente da Convenção Batista Amapaense. A convenção recebeu a honraria pela sua grande importância na representatividade das Igrejas Batistas do Estado do Amapá e, em especial, por todo o seu apoio às ações de evangelização da primeira Igreja Batista de Macapá, que no último dia 2 de novembro deste ano completou 70 anos de trabalho Batista no Estado. Também foi agraciada com Moção de Aplauso a PIB Macapá, representada pelo pastor Charles Wendel Souza Siqueira, presidente da PIB.
“Hoje a Igreja Batista de Macapá recebe esta honraria pelos seus 70 anos de trabalho no Estado, tendo como propósito anunciar a palavra de Deus, amar e servir ao próximo, levar as pessoas a um relacionamento com Ele, por meio do ensino bíblico e serviço cristão relevantes para a sociedade amapaense”, agradeceu o pastor Charles Wendel.
De acordo com o presidente da COBAP, pastor Adiel Fagundes, o sentimento é de gratidão diante da homenagem na Casa Legislativa. “A igreja está contente porque é um momento ímpar para nós, estarmos sendo homenageados aqui, onde se fazem presentes vários membros da nossa igreja. Hoje comemoramos o renascer de uma família feliz”, destacou.
No dia 10 de setembro de 1871, foi organizada a primeira igreja cristã de fé batista em solo brasileiro, em Santa Bárbara dos Toledos, hoje município de Santa Barbara D’Oeste, interior de São Paulo. Hoje a igreja existe em quase 200 países, com cerca de 100 milhões de membros. No Brasil são cerca de 40 milhões de membros. No Estado do Amapá são 33 igrejas, 19 congregações e cerca de 2.400 membros.
O deputado Jory Oeiras destacou a realização da Marcha da Maconha Floripa 2023, que busca legalizar o uso da droga. “Já tratamos aqui nessa Casa desse assunto e me coloquei contra essa pauta. Não vamos pactuar com a destruição das famílias, nosso papel como cristão é de defender a família. Não podemos ficar calados, vamos nos organizar e ser o primeiro estado a fazer uma marcha contrária a essa droga. Temos que fazer uma carta do parlamento, mostrando que somos contra. Vamos assinar e levar em mãos para o presidente do Congresso Nacional”, frisou o deputado.
Na mesma sessão presidida pelo primeiro vice-presidente da Alap, deputado Jaime Perez (PTB), os parlamentares aprovaram 33 matérias, sendo quatro projetos de Lei, seis projetos de decreto legislativo e uma moção de aplauso.
Projetos de Lei:
- Projeto de Lei Ordinária 0193/23-AL – Deputada Aldilene Souza (PDT) institui as diretrizes para a Criação do Relatório e Diagnóstico Socioeconômico Anual da Mulher, no âmbito do Estado do Amapá, como Instrumento para subsidiar políticas públicas e dá outras providências. Fica instituída, por meio dos Órgãos Competentes da Administração Estadual, as diretrizes para a criação do Relatório e Diagnóstico Socioeconômico Anual da Mulher, no âmbito do Estado do Amapá, instrumento com informações estatísticas na área social e econômica relativos à mulher para instrumentalizar programas, planos e projetos de políticas públicas.
- Projeto de Lei Ordinária 0253/23-AL – Deputada Alliny Serrão (União) institui o Dia Estadual de São Jorge no calendário de comemorações oficiais do Estado do Amapá. Institui, no Calendário de Comemorações Oficiais do Estado do Amapá, o “Dia de São Jorge”, a ser celebrado, anualmente, no dia 23 de abril.
- Art. 2° – No dia estadual de São Jorge, poderão ser realizadas palestras, rodas de conversa, reuniões, celebrações, cultos e outros similares. Parágrafo único: As atividades deste dia poderão ser realizadas em conjunto com as entidades governamentais e não-governamentais, com sede no Estado do Amapá.
- Projeto de Lei Ordinária 0095/23-AL – Deputado Kaká Barbosa (PL) estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da Educação ocorridos no âmbito das escolas públicas e privadas no Estado do Amapá.
- Art. 1° – Em caso de violência contra profissional da educação ocorrido no âmbito das Escolas Públicas e Privadas no Estado do Amapá, serão adotadas as medidas e os procedimentos previstos nesta lei.
- Art. 2° – Para os efeitos desta lei, considera-se violência contra o servidor profissional da educação qualquer ação ou omissão decorrente, direta ou indiretamente, do exercício de sua profissão, que lhe cause morte, lesão corporal, dano patrimonial, dano psicológico ou psiquiátrico, incluída a ameaça à sua integridade física ou patrimonial.
- Projeto de Lei Ordinária 0162/22-AL – Deputado Pastor Oliveira (Respublicanos) institui a criação do polo de produção da agricultura familiar, agroecológica e orgânica da região metropolitana de Macapá e dá outras providências.
- Art. 1º. Fica instituído o Polo de Produção da Agricultura Familiar, Agroecológica e Orgânica na Região Metropolitana de Macapá, com o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento de cadeias produtivas da agricultura familiar e da agroecologia orgânica, promovendo e incentivando o desenvolvimento sustentável da região.
- Projeto de Decreto Legislativo 0020/2023 – Comissão de Orçamento e Finança Aprova, nos termos do Parecer Prévio nº 02/2020-TCE-AP, as Contas do Governo do Estado relativas ao exercício financeiro de 2007, sob responsabilidade do Senhor Antônio Waldez Góes da Silva.
- Projeto de Decreto Legislativo 0021/23-AL – Comissão de Orçamento e Finança Aprova, nos termos do Parecer Prévio nº 04/2020-TCE-AP, as Contas do Governo do Estado relativas ao exercício financeiro de 2009, sob responsabilidade do Senhor Antônio Waldez Góes da Silva.
Publicidade (x)