’Agosto Cinza’: mês é dedicado à prevenção e combate a incêndios
O estado do Amapá costuma ter um clima bastante quente, e a situação piora no período do verão.
Da Redação
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) vem informando e orientando a população sobre os cuidados necessários, como não atear fogo em lixos domésticos, mato seco retirado de terrenos próprios, entre outras recomendações.
“Infelizmente, um dos destinos frequentes dos resíduos são as áreas verdes públicas e os quintais residenciais, onde depois são queimados, levando à ocorrência de incêndios florestais. No início do ano, tivemos várias ocorrências desse tipo. Apesar de costumeira, a ação é ilegal”, disse João Carlos, Coordenador de Meio Ambiente.
O uso de fogo é crime previsto no Art. 57 da lei 9.605/98, Art. 250 do código penal e lei municipal número 350/2019, e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas ou mesmo atividades contra o meio ambiente.
Outro ponto que se deve levar em consideração é a bagana de cigarros jogada incorretamente. “No percurso da Rodovia Josmar Pinto, a antiga JK, temos vegetação que neste período fica seca. Muitos fumantes costumam jogar a bagana para o acostamento da via e isso pode acarretar queimadas descontroladas, como tivemos no início deste ano. Por isso, o cuidado, este tipo de ação pode ter grandes prejuízos ambientais”, afirmou João Carlos.
Para qualquer informação ou denúncia, ligar para o número 96 99115-8837.
Publicidade (x)