Covid-19: Governo do Amapá intensifica testagem de profissionais da saúde
Ação é contínua e busca identificar e isolar trabalhadores infectados, para evitar a propagação do vírus.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou nesta quarta-feira, 20, um mutirão de testagem rápida para covid-19 voltada a profissionais que atuam na linha de frente do combate à doença. O objetivo é identificar, isolar e prestar assistência aos trabalhadores infectados, além evitar a propagação do vírus.
A ação intensifica um trabalho que já vem acontecendo. O Estado aplica testes de forma contínua em trabalhadores de áreas como saúde e segurança pública. Dessa vez, foram testados 200 funcionários do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Os profissionais que atestaram positivo foram afastados de imediato e serão acompanhados por uma equipe psicossocial do HCA e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). As famílias desses funcionários foram para o cadastro da SVS e vão receber visita em domicílio da equipe de saúde do órgão, para monitorar a propagação do vírus e evitar a infecção.
Nos próximos dias, o Hospital de Emergência de Macapá (HE), o Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal) receberão a testagem. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Macapá também estão no cronograma.
Linha de frente
Para o fisioterapeuta da pediatria do HCA, Marcelo Furtado, a testagem dos profissionais é fundamental, devido ao contato que esses trabalhadores têm com a população. “É muito importante que a gente faça a testagem, porque nós, da saúde, temos contato direto com os pacientes. Os testes podem evitar a propagação do vírus”, disse Marcelo.
O superintendente da SVS-AP, Dorinaldo Malafaia, esteve no local coordenando a testagem, e avaliou de forma positiva a ação do HCA. “Estamos intensificando as ações no hospitais. Também vamos testar os profissionais da saúde do interior do Estado”, pontuou Dorinaldo.
Publicidade (x)