Amapá: Coordenador do combate à pandemia confirma novo protocolo médico
Dorinaldo Malafaia falou neste sábado sobre a experiência bem sucedida em que uma médica acometida pela doença submeteu-se com os pacientes ao novo tratamento.
Cleber Barbosa, da Redação
O coordenador estadual da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia, confirmou neste sábado em entrevista ao portal ConexãoBrasília.com a aprovação pelo Comitê Médico Estadual de Enfrentamento ao Covid-19, de um novo protocolo para tratar pacientes nos primeiros dias após o diagnóstico. O foco é se evitar que o quadro agudo se agrave e que possa levar à internação do paciente. Um composto que associa a prescrição de medicamentos como Azitromicina e Hivermectina, uma experiência que chegou a ser testada por uma médica da própria equipe, seus familiares e um grupo de 40 pacientes – todos com resultados bem sucedidos.
Dorinaldo fez uma ressalva de que o tratamento não significa, necessariamente a cura da doença. “Infelizmente isso ainda não existe [a cura], ou uma bala de prata como a gente chama na medicina, não tem vacina ou um remédio que consiga curar, então o isolamento social é a única forma, mas nós estamos com um protocolo aprovado, sob a tutela obviamente dos médicos, pois são eles que podem prescrever e nós estamos fazendo o tratamento na fase aguda, na fase inicial, de medicamentos que possam fazer as células fiquem mais protegidas e o vírus tenha dificuldades de se instalar”, disse ele.
Assista o vídeo com o trecho da entrevista de Dorinaldo Malafaia
Leia também:
- Novo protocolo aprovado no Amapá é utilizado com sucesso em médica e seus pacientes
- Autor intelectual de tratamento experimental diz que protocolo “não é a cura do Covid”
Publicidade (x)