Macapá tem agora 64 casos de pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus
Sobe para 64 os casos suspeitos de Coronavírus monitorados pela Prefeitura de Macapá
O Município de Macapá passa a monitorar 64 casos suspeitos de Coronavírus, dos novos 14 registrados na madrugada do dia 19 de março. Doze foram atendidos em Unidades Básicas de Saúde e dois em hospital particular, mas que realizaram coleta de exame e são acompanhados também pela vigilância municipal. Após coleta de exame, eles foram liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves da doença, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos.
A plataforma criada pelo Ministério da Saúde para a notificação de casos continua apresentando instabilidade e, por isso, dos 64 casos até o momento, somente 18 foram registrados, o que inviabilizou a Vigilância Epidemiológica do município de fazer a inserção e atualização dos demais casos no sistema. Além de receberem o primeiro atendimento, estão sendo monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica quanto à evolução clínica.
Ao Município cabe o primeiro atendimento e avaliação de casos suspeitos com sintomas da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o fluxo de atendimento definido pela Secretaria Municipal de Saúde. O protocolo trata das providências a serem tomadas quando pacientes suspeitos da síndrome respiratória buscarem atendimento em uma unidade do Município.
A prefeitura também realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame, que diagnostica a doença. A coleta é feita nas unidades Lélio Silva e Marcelo Candia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de fazer o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, no Pará.
Números
Publicidade (x)