- Publicidade -

MPAP prestigia evento alusivo ao “Maio Laranja” em Tartarugalzinho

A caminhada contou com expressiva participação de autoridades, da comunidade estudantil e da sociedade civil, em um ato que simboliza a luta pelo fim do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Da Redação

No dia 23 de maio, a Promotoria de Justiça do município de Tartarugalzinho e a Coordenação e Equipe Técnica do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) participaram de uma grande caminhada de encerramento da campanha Maio Laranja, de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, realizada pela Secretaria de Ação Social e Trabalho (Semast) daquele município. A caminhada contou com expressiva participação de autoridades, da comunidade estudantil e da sociedade civil, em um ato que simboliza a luta pelo fim do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Após a caminhada, já na sede da Câmara de Vereadores, foi realizada a palestra “Princípios fundamentais da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violências”, proferida pelo pedagogo do CAO-IJ, Fábio Dias, cujo foco principal foi abordar o acolhimento ético e o atendimento humanizado, durante os atendimentos da Rede de Proteção social, de crianças vítimas de violência, em especial aquelas vítimas de violência sexual.

O promotor de justiça substituto, Vitor Medeiros dos Reis, expôs a importância da proximidade do MP com a sociedade, assim como, da participação e realização de eventos que possam colaborar com a mudança no cenário de violências aos quais as crianças e adolescentes estão expostos.

“Os dados são alarmantes, mas estima-se que não representem, nem de longe, a realidade. Os números dizem respeito apenas aos casos efetivamente notificados, e são apenas uma pequena parte do que acontece de verdade. Precisamos unir forças e combater a violência. Perpassa necessariamente pelo processo de educação e conscientização de toda a nossa sociedade”, disse o promotor.

O promotor de justiça e coordenador do CAO-IJ, Miguel Ferreira, compartilhou a alegria em perceber um movimento por parte do município, no combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

“É preciso dar um basta neste cenário tão cruel de violência, que tem assolado nossa sociedade e prejudicado o desenvolvimento integral de tantas crianças e adolescentes. O MP-AP fica feliz em poder participar de eventos como este, e poder dar sua parcela de contribuição na qualificação dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), a partir do diálogo sobre a Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violências”, concluiu o promotor.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...