Alap celebra 15 Anos do Ifap em sessão solene
O reitor Romaro Antônio Silva reconheceu a trajetória de sucesso do instituto e os desafios para o futuro, incluindo o desenvolvimento da rede federal e as conquistas acadêmicas.
Da Redação
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou nesta segunda-feira (13) uma sessão solene para comemorar os 15 anos da criação dos Institutos Federais, incluindo o Instituto Federal do Amapá (Ifap). A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Jesus Pontes (PDT) através do requerimento nº 0749/24-AL, reuniu autoridades e membros da comunidade acadêmica para celebrar as conquistas e discutir os desafios da instituição.
Na mesa de honra, presidida pelo deputado Jesus Pontes, estavam o reitor do Ifap, Romaro Antônio Silva; a professora Lídia Dely Alves, representando o Colegiado do Campus Macapá; Nádia Araújo, representando os acadêmicos do Ifap; Eliel Nery, diretor do Campus do Ifap de Oiapoque; Hilton Prado, representando o diretor-geral Marcus Buraslan do Campus Macapá; Cassyo Lima, representando o diretor do Campus de Porto Grande; e Lucilene Melo, diretora do Campus do Ifap de Laranjal do Jari.
O deputado Pontes enfatizou a importância do Ifap na formação de mão de obra qualificada e no desenvolvimento do Amapá, declarando: “A educação é a única forma real de equiparar aqueles que têm um pouco mais com aqueles que não têm nada”. Ele destacou o papel da instituição em democratizar o acesso à educação e em projetar um futuro promissor para todos os cidadãos do Estado.
A professora Lídia Dely, falando em nome do SINASEFE, fez um apelo por melhores condições para o instituto, mencionando: “Estamos lutando pela recomposição orçamentária”, e destacou a necessidade de investir na qualificação técnica dos estudantes.
A diretora do Campus do Ifap de Laranjal do Jari, Lucilene Melo, ressaltou o trabalho árduo dos primeiros servidores na implantação do campus e agradeceu aos alunos pela diferença que fazem dentro do instituto.
Cassyo Lima destacou o papel transformador do instituto através da educação inclusiva e diversificada, atendendo a população da Amazônia. Ele vê a educação como força de mudança e o Ifap como mediador na formação de profissionais através de uma educação pública e gratuita de qualidade.
Eliel Nery, diretor do Campus do Ifap de Oiapoque, enfatizou o papel transformador da educação, especialmente nas comunidades indígenas e quilombolas.
O reitor Romaro Antônio Silva reconheceu a trajetória de sucesso do instituto e os desafios para o futuro, incluindo o desenvolvimento da rede federal e as conquistas acadêmicas. “Nos últimos 15 anos, o Ifap avançou muito, oferecendo mais de 60 cursos técnicos, 23 de graduação, novas especializações e até um mestrado. Estamos prevendo chegar a 800 servidores até o final de 2024. Nosso desempenho no Enem é destaque entre as escolas públicas, e nossos alunos estão sendo colocados em universidades renomadas e no mercado de trabalho”, ressaltou o reitor.
Ao final da sessão, foram entregues moções de aplausos a personalidades que se destacaram por suas contribuições para o Ifap. Entre os homenageados estavam o reitor Romaro Silva, os primeiros servidores da instituição, e representantes de diversos setores da comunidade.
Sobre o Ifap:
O Instituto Federal do Amapá (Ifap), criado pela Lei nº 11.892/2008, é uma instituição pública de ensino que leva educação de qualidade para todo o Estado do Amapá, através de seus campus em Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque, além do Centro de Referência em Educação a Distância (EAD) em Pedra Branca do Amapari. E oferece cursos técnicos e superiores em diversas áreas do conhecimento, o Ifap forma cidadãos conscientes e preparados para o mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento do Amapá por meio de pesquisa aplicada e extensão tecnológica.
Publicidade (x)