Governo convoca empreendedores para assinar contratos do programa ‘Minha Pequena Empresa’

Iniciativa busca alcançar até 70 modelos de negócios com investimentos de R$ 2,3 milhões para microempreendedores.

Da Redação

O Governo do Amapá está convocando empreendedores cadastrados na 4ª edição do programa “Minha Primeira Empresa” para apresentação documental e assinatura dos contratos de financiamento. Foram beneficiadas 50 empresas após passarem pela etapa de visita técnica de viabilidade de negócios. A iniciativa estimula a criação de novos empreendimentos, promove a geração de emprego e aquece a economia amapaense. Essa é mais uma política pública que integra o Plano de Governo da gestão.

A proposta do Estado é financiar até 70 novos negócios até o fim de abril, com recursos de R$ 2,3 milhões destinados para microempreendedores individuais (MEI) e microempresas. O processo é acompanhado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e Agência de Fomento (Afap).

Empolgada com a oportunidade, a empresária Kátia Sarmento, proprietária da empresa amapaense de chocolates Cunani Cacau, contou que está no mercado desde 2020, mas foi somente agora que teve a chance de participar do programa. Para a empreendedora, o financiamento possibilitará a expansão do negócio tanto no Amapá, quanto no restante do país.

“Esse processo que já vem desde o ano passado e que em alguns momentos o coração bateu forte, me perguntava se ia conseguir esse aporte financeiro. Com esse apoio poderemos investir mais na empresa, teremos maior celeridade nos nossos projetos. Esse recurso vem em boa hora e com essa oportunidade a gente quer crescer e levar nosso estado para o restante do Brasil e para o mundo”, comemorou Kátia.

Depois que recebem o investimento, as empresas passam por um acompanhamento para o desenvolvimento do negócio. Estão em análise documental outros 20 empreendedores que compõem o cadastro reserva do programa.

“Os empreendedores financiados recebem assessoramento técnico e consultorias. Por dois anos decorridos do recebimento do crédito, damos esse apoio para que seus negócios continuem em crescimento e possam se consolidar no mercado”, explicou Joselito Abrantes, diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá.

Minha Primeira Empresa

O “Minha Primeira Empresa” já financiou desde o lançamento do programa em 2020, mais de 130 novos empreendimentos em todo o estado. A iniciativa faz parte Programa de Fomento ao Empreendedorismo, criado pela Lei nº 2447/2019, regulamentada pelo Decreto nº 4076/2020.

O instrumento foi criado para fomentar ações empreendedoras e promover impactos econômicos no ambiente de negócios amapaense com a criação de novas empresas, geração de empregos, incremento da renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população local.

O “Minha Primeira Empresa” é um programa do Governo do Amapá com oportunidades de capacitação empresarial, microcrédito e acompanhamento técnico para início e manutenção das atividades empreendedoras. A capacitação empresarial, o acesso ao crédito, consultorias e acompanhamento para consolidar os negócios são realizados pela Agência Amapá e Afap, em parceria com o Sebrae-AP.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...