Frente Parlamentar Católica da Alap trabalha na implantação de barco hospital no Estado do Amapá
Segundo o frei Marcos, a ideia do barco surgiu a convite do Papa Francisco para atender as comunidades ribeirinhas da Amazônia e levar assistência aos mais necessitados.
Da Redação
A Frente Parlamentar Católica da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou, nesta quarta-feira (13), uma reunião no mini plenário Lindoval Alcântara com os freis Ângelo e Marcos, coordenadores do Barco Hospital “Papa Francisco”, para discutir a viabilidade de trazer essa unidade fluvial para o Estado do Amapá.
O deputado Diogo Sênior (MDB), coordenador geral da Frente Parlamentar Católica, destacou a extensa área e a considerável população ribeirinha do Estado, enfatizando a importância do papel desempenhado pelo Barco Hospital “Papa Francisco” nas comunidades ribeirinhas. “O Barco Hospital tem desempenhado esse papel de maneira excelente nas comunidades ribeirinhas”, ressaltou o coordenador. Diogo Sênior também enfatizou que o encontro visa facilitar a chegada do barco hospital ao Estado, buscando proporcionar assistência de saúde à população amapaense.
A deputada Telma Nery (Cidadania) parabenizou a Frente Parlamentar pelas ações desenvolvidas, destacando a união de forças. Ela ressaltou a necessidade de levar o barco-hospital para regiões distantes do Estado e estendeu as boas-vindas aos freis Ângelo e Marcos.
Para o deputado Rayfran Beirão (SDD), é importante proporcionar assistência à saúde à população ribeirinha. Ele afirmou a necessidade de colaboração não apenas do parlamento, mas também da sociedade e dessas entidades.
O deputado Jesus Pontes (PDT), ao abordar as dificuldades enfrentadas por comunidades na busca por tratamento médico, expressou seu conhecimento sobre os desafios dessas localidades e ressaltou o desejo de contribuir ativamente para essa causa. “Ver a Igreja Católica fazendo esse trabalho me enche de orgulho e vontade de contribuir, de participar. Estar presente ajudando as pessoas é a nossa missão na Assembleia Legislativa”, afirmou Pontes.
O deputado Jory Oeiras (PP) destacou a importância do barco, que, ao alcançar os ribeirinhos e ultrapassar fronteiras no Estado do Pará, proporciona atendimento a diversos municípios onde as pessoas enfrentam desafios de acesso aos centros de saúde. “Essa iniciativa leva assistência médica aos mais pobres e necessitados, emergindo como uma ferramenta para contribuir efetivamente com o bem-estar do próximo”, afirmou o deputado.
Segundo o frei Marcos, a ideia do barco surgiu a convite do Papa Francisco para atender as comunidades ribeirinhas da Amazônia e levar assistência aos mais necessitados. “Hoje o barco atende as comunidades ribeirinhas na região do Pará de forma agendada, realizando serviços de saúde, que vão desde consultas médicas e cirurgias”, disse o frei.
O frei Ângelo explicou que os atendimentos são realizados de forma voluntária, cobrindo baixa e média complexidade, incluindo exames, e que todos que fazem consulta recebem medicamentos. Ele ressaltou que estão construindo o terceiro barco, denominado Papa João XXIII, que terá mais salas de atendimento.
A embarcação “Papa Francisco”, com 32 metros de comprimento, conta com uma equipe de 23 profissionais da saúde. Equipada com salas para exames de raio X, mamografia, ecocardiograma, além de uma sala de operações, laboratório de análises, farmácia, espaço para vacinação, consultórios médicos, oftalmológicos e odontológicos, além de possuir leitos hospitalares.
Publicidade (x)