Em Macapá, mais de 1.100 kits para bebês são entregues em seis meses

Benefício eventual é destinado a mães grávidas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

Da Redação

O nascimento de uma criança é o momento mais esperado pelas mães no período de gestação, quando elas podem finalmente segurar seus filhos nos braços. Para algumas gestantes com dificuldades financeiras, este ciclo acarreta medo, por não terem condições de comprar um enxoval ou produtos para as necessidades básicas do recém-nascido.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) trabalha e faz a entrega deste benefício eventual. Nesta quinta-feira (24) foi a vez do Cras Felicidade entregar 20 kits bebês para auxiliar as mães assistidas pela unidade de atendimento.

Segundo dados do Departamento de Proteção Básica da Semas, no período de janeiro a julho deste ano de 2023 foram entregues pelos sete Cras um total de 1.110 Kits para bebês. O benefício eventual é destinado a mães grávidas em situação de vulnerabilidade social.

Júlia Ferreira, grávida do oitavo mês recebe kit bebê I Foto: PMM

Júlia Ferreira, de 17 anos, está no oitavo mês de gestação de seu primogênito Levy, ela conta que foi por meio de uma consulta na UBS São Pedro que ela ficou sabendo do Kit Bebê e foi encaminhada para o acolhimento.

“Aprendi o que ainda não sabia, como, por exemplo; segurar o bebê para amamentar, colocar para dormir e outros cuidados. É muito gratificante receber essa atenção”, disse emocionada.

Coordenadora do Cras Felicidade, Keuren Vanessa I Foto: PMM
Alana Palheta de Andrade, mãe de dois meninos celebra o nascimento de sua filha Isis Francisca I Foto: PMM

O enxoval de bebê é um benefício que auxilia mães que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que não possuem condições financeiras. Como explica a coordenadora do Cras Felicidade, Keuren Vanessa. “Neste momento de fragilidade é muito importante que as mães se sintam acolhidas afetivamente, sobretudo as que passam por necessidades financeiras”, ressalva.

Desempregada e prestes a dar à luz a sua primeira filha, Alana Palheta de Andrade, que já é mãe de dois meninos, recebeu o kit bebê. “No momento em que me encontro desempregada, receber o kit bebê para minha filha foi um presente, além de todo o tratamento que a gente recebe de carinho e compreensão”, declara Alana.

Durante a entrega do kit bebê, as mães participaram de uma palestra educativa com orientações de cuidados desde a gestação até o período de amamentação do bebê e a importância do leite materno.

O secretário municipal de Assistência Social em exercício, Nildo Nunes, ressalta que o acolhimento desempenha um papel fundamental na vida dessas mães que também recebem apoio de uma equipe técnica do Cras.

“É gratificante poder contribuir para o bem-estar de cada uma dessas mães prestando assistência não só com o kit bebê, mas com todo o acompanhamento de nossas equipes de profissionais”, frisou o secretário.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...