Macapá exporta milho e soja para Guiana Francesa pela primeira vez

Iniciativa inédita é fruto da política de licenciamento ambiental realizado pela Prefeitura de Macapá, que incentiva os produtores a ampliarem sua produção e comercialização.

Da Redação

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan reuniu a imprensa amapaense nesta segunda-feira (7) para anunciar a primeira exportação de soja e milho produzidos no município para a Guiana Francesa. A iniciativa inédita é fruto da política de licenciamento ambiental da gestão municipal, que incentiva os produtores a ampliarem sua produção e comercialização. O evento aconteceu no KM 30, zona rural de Macapá.

A exportação de grãos faz parte de um projeto piloto que fortalece a agricultura familiar e reforça a relação entre Brasil e França. As áreas licenciadas pela gestão municipal para o plantio de soja e milho somam 100 hectares, que foram financiados pelo governo francês através da Federação de Agricultura e Pecuária da Guiana Francesa.

Áreas licenciadas pela gestão municipal para o plantio de soja e milho somam 100 hectares para o plantio de milho e soja | Fotos: Arthur Alves/PMM

De acordo com o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a iniciativa é uma oportunidade para os produtores locais expandirem seus negócios e para a geração de renda no município.

“Hoje é um momento histórico para o desenvolvimento de Macapá. Esse é o projeto piloto, que foi validado pelo governo francês para o plantio e exportação de 50 hectares de milho e 50 de soja. É um caminho diplomático que se abre para que o país vizinho, através da Guiana, possa comprar os produtos desenvolvidos no município, gerando renda e fomentando a economia de Macapá”, ressaltou.

Dr. Furlan destaca que a iniciativa é uma oportunidade para os produtores locais expandirem seus negócios e para o fomento na economia local | Fotos: Arthur Alves/PMM

Na ocasião, Patrick Labranchr, representante dos agricultores e pecuaristas da Guiana Francesa, destacou que o projeto é interessante e chama atenção das regiões vizinhas como Martinica e Guadalupe.

“Nós compramos produtos do Brasil, que vão para a França e  voltam para a Guiana, mas este novo projeto que hoje realizamos, vai encurtar o caminho e beneficiar a todos. Por isso, a Prefeitura abre portas e isso é muito importante para o fortalecimento dessa parceria entre Macapá e Guiana Francesa e regiões“, disse.

Políticas de desenvolvimento de Macapá

A exportação faz parte de um projeto piloto que incentiva a produção e fortalece a agricultura familiar. A iniciativa é uma oportunidade para os produtores locais expandirem seus negócios e para a geração de renda no município.

A Prefeitura de Macapá  investe em políticas públicas para fortalecer cada vez mais a agricultura. Para incentivar a produção dos grãos, a gestão concede a autorização ambiental para o uso do solo. Essas licenças garantem qualidade e responsabilidade na produção, além de seguir as diretrizes agrárias do Governo do Brasil e França.

“É um grande avanço para o agronegócio no município, através da cooperação entre gestão municipal e agricultores da Guiana Francesa. Estamos produzindo grãos que são utilizados na alimentação humana como também na fabricação de ração animal, além de possuírem uma longa janela de plantio. Estamos produzindo alimento e fortalecendo a agricultura familiar“, disse Eduardo Fleury, Secretário Municipal de Agricultura.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...