Deputada Professora Goreth propõe subcomissão permanente de recomposição das aprendizagens

Requerimento da Professora Goreth solicitando criação de uma subcomissão permanente de recomposição das aprendizagens é aprovado pela Comissão de Educação da Câmara.

Da Redação

Foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) da Câmara Federal, nesta quarta-feira, 26, o requerimento de número 60, de autoria da deputada Professora Goreth (PDT-AP), solicitando a criação de uma subcomissão permanente especial de recomposição das aprendizagens no pós-pandemia, nas redes públicas de ensino.

O mesmo requerimento solicita a criação da subcomissão especial para avaliar e acompanhar as iniciativas do poder público quanto a recomposição das aprendizagens e propor soluções. A educação talvez seja o setor mais afetado pela pandemia, comenta Professora Goreth.

“Mesmo com o empenho das redes de ensino e as escolas, na oferta emergencial do ensino remoto, os impactos na aprendizagem são profundos. O Brasil já enfrentava graves desafios educacionais. Em 2019, cerca de 1,5 milhão de jovens, entre 15 a 17 anos, estavam fora da escola”, destacou a parlamentar.

Durante a defesa da criação das subcomissões, a deputada alertou sobre os dados de abandono escolar referente ao ensino médio, nas redes públicas de ensino.

“Em 2021, a taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública chegou a 5,6%, mais que o dobro do ano de 2020, que era de 2,3%. Essas informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Precisamos reverter essa situação”, enfatizou.

A recomposição da aprendizagem contempla estratégias para além da diminuição das perdas de conteúdo. Ela considera etapas de avaliação diagnóstica, acolhimento, readaptação e uso de diferentes metodologias. Tudo isso para remediar, intervir e acelerar o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...