Mais de 5 mil castrações e 9 mil atendimentos veterinários foram realizados em Macapá
Medidas promovem o controle populacional e o bem-estar animal de forma gratuita no município.
Da Redação
Desde 2020, a Prefeitura de Macapá vem desenvolvendo uma série de medidas para promover o bem-estar animal, com o controle populacional e os cuidados veterinários com o Castramóvel e a inauguração do primeiro Hospital Veterinário público da capital.
O Castramóvel já castrou mais de 5 mil cães e gatos desde novembro de 2021, quando iniciou suas atividades.
Para os tutores interessados no serviço, é necessário que o animal cumpra alguns pré-requisitos, como ter no mínimo 6 meses de vida e no máximo 5 anos. Gatos precisam pesar a partir de 2kg e no caso dos cachorros, o peso máximo é de 80kg. Todos os pets precisam estar obrigatoriamente cadastrado no link disponível no portal da Prefeitura de Macapá.
Após o cadastro, basta entrar em contato com a clínica através de mensagem para o WhatsApp (96) 98104-8070, informando o nome do tutor, a espécie do animal, raça, idade e sexo. A equipe do Castramóvel deverá responder marcando o dia e horário da cirurgia.
O tutor também será orientado sobre os cuidados antes do procedimento, como manter o animal em jejum por 10 horas. No dia marcado é preciso levar cópias do documento de identidade do tutor, comprovante de residência e do cadastro do pet no Censo Animal.
Hospital Veterinário
Inaugurado em agosto de 2022, o primeiro Hospital Veterinário público de Macapá completou os primeiros 4 meses de funcionamento com mais de 9 mil atendimentos realizados entre consultas, exames laboratoriais e de imagem, internações e cirurgias.
A unidade está localizada ao lado do Bioparque da Amazônia, também ofertando atendimento para os animais silvestres que residem na área do parque, que são assistidos em um ambulatório próprio, separado dos animais domésticos.
“Quando pensamos em políticas públicas de saúde devemos pensar nela de forma abrangente, o que envolve também o cuidado com os animais. Nos dá uma grande satisfação poder ofertar para a nossa população serviços de cuidados veterinários de qualidade e inclusivo”, explica a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.
Foram mais de 2.700 mil animais entre cães e gatos atendidos, 1,8 mil internações e 500 cirurgias na unidade, que está localizada ao lado do Bioparque da Amazônia no bairro da Fazendinha.
O hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Diariamente são distribuídas 20 senhas para atendimentos ambulatoriais, mas a unidade também oferta cuidados para casos de urgência e emergência.
São consideradas emergências casos em que há risco à vida do animal e é necessário atendimento imediato, como atropelamento, perda de memória, convulsões, hemorragia ativa, entre outros.
Já a urgência é caracterizada por algo que precisa de cuidado veterinário, não de imediato, pois não coloca a vida do animal em risco naquele momento, mas pode evoluir e se tornar um caso de emergência. Exemplos disso são tumores com feridas, icterícia, ingestão de corpo estranho, intoxicação por veneno, reação alérgica, partos, diarreia e vômitos.
Para receber atendimento é necessário ter em mãos o comprovante de endereço de Macapá, comprovante de renda de até 2 salários mínimos ou inscrição no CadÚnico atualizada e Inscrição do pet no censo animal da Prefeitura.
Publicidade (x)