MP-AP e forças de segurança cumprem mandados de busca e apreensão e prisão contra integrantes de Orcrim
Com esta operação, o MP-AP e forças de segurança esperam desarticular essa organização criminosa e apreender todos os bens adquiridos por meio do tráfico de drogas.
Da Redação
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amapá (GAECO/MP-AP), com apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e Canil da Guarda Civil de Macapá deflagraram, neste sábado (10), a Operação Alfaiate, para cumprimento de seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em Macapá, Santana e Porto Grande.
O Procedimento de Investigação Criminal foi instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Santana, a partir das investigações iniciadas pelo 4° Batalhão da PM/AP, em setembro de 2022, que compartilhou com o Núcleo de Investigação do MP do Amapá (NIMP) as informações que levaram às intervenções em residências e um empreendimento comercial de Santana.
Com o início das investigações, a partir do proprietário de uma loja, no Bairro Paraiso, no segundo maior município do Estado, foram identificados pelo NIMP a possível utilização do empreendimento por uma Organização Criminosa (Orcrim), para o tráfico de drogas e como fachada para lavagem de dinheiro. No decorrer da apuração também foram identificados os demais integrantes do grupo, hoje com mandados de prisão contra eles, sendo que dos seis com mandado, quatro foram presos.
Em diligência do Gaeco e forças de segurança do Estado, no dia 21 de novembro, um dos integrantes da Orcrim, foi preso no município de Laranjal do Jari quando chegava de Porto Velho/RO, com 4 kg de drogas. A partir de então, confirmou-se que realmente o grupo adquiria as drogas e vendia em Santana, conforme mostraram as investigações do Nimp.
A Operação Alfaiate deu cumprimento a quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão, em Macapá, Santana e Porto Grande, bem como o sequestro de bens, uma caminhonete e um veículo novo, com placa clonada, e bens de uma loja de confecções – que poderão ser doadas para instituições beneficentes.
Publicidade (x)