Parlamento Amazônico debate temas ligados ao desenvolvimento da região

A presidente destacou a importante da união de todos em defesa dos interesses da Amazônia e voltou a defender a exploração mineral na região.

Da Redação

Recife (PE) – Imigração, mineração, regularização fundiária e energia deram o tom do encontro do Parlamento Amazônico, presidido pela deputada estadual Edna Auzier (PSD/AP), realizado nesta quarta-feira (9), dentro da 25ª Conferência da União Nacional do Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Recife. A presidente destacou a importante da união de todos em defesa dos interesses da Amazônia e voltou a defender a exploração mineral na região.

“É um tema que a gente vai seguir avançado e defendo a exploração em área branca, mas é necessária a regularização fundiária. No Amapá, podemos dizer que já temos 11 glebas legalizadas e até o fim do ano teremos 18, restando ao estado pagar as taxas no cartório e que nós possamos ter um novo momento para desenvolver o Amapá e toda Amazônia”, disse a deputada.

Além da mineração, os parlamentares apontaram outras prioridades para o fortalecimento de alguns setores como o da produção agrícola. Diogo Senior (MDB/AP) destacou os avanços no Amapá, mas entende a necessidade de acelerar o processo de regulamentação fundiária e reforçou que o homem do campo quer produzir, mas depende de acesso ao crédito.

“Existe um grupo de colegas deputados querendo ir até o Amapá para entender como a gente conseguiu avançar. A gente reconhece que o Parlamento Amazônico foi fundamental nessa frente indo com bancada federal, reunindo com todos os parlamentares da Amazônia. No Amapá se tornou realidade a regularização fundiária com a geração de emprego e oportunidade”, disse o deputado.

O deputado Jorý Oeiras (PP) destacou outros problemas enfrentados por alguns estados da Amazônia Legal, como estradas, energia e imigração. Ressaltou que em Roraima mais de 2 mil pessoas entram irregularmente no estado. Deu ênfase à questão das estradas para a escoação de produtos e solicitou o apoio da bancada federal da Amazônia. “Convidamos nossos deputados e senadores para fazerem parte e destravar essas pautas importantes tanto para o Amapá como para a Amazônia como um todo”, defendeu.

Eleições – Os parlamentares definiram que a deputada Edna Auzier (PSD/AP) vai continuar à frente da presidência do Parlamento Amazônico. O processo será apenas para a substituição dos legisladores que ocupam cargos na diretoria e não conseguiram se reeleger.

Fotos: Kitt Nascimento

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...