Encontro das Mulheres Ativistas finaliza programação da mulher 2022, no Amapá
Capacitação, palestras e encontros nos 16 municípios do estado marcaram o período.
Da Redação
O Governo do estado promoveu nesta quinta-feira, 31, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), o Encontro das Mulheres Ativistas do estado com o tema “A participação social como ferramenta na consolidação das políticas públicas para Mulheres e Meninas”.
O evento foi destinado às amapaenses de vários segmentos sociais, com foco na construção de políticas públicas.
O encontro de hoje finaliza a programação do “Março Mulher” organizado pela Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (SEPM), que desde o início de março realizou capacitações, palestras e encontros nos 16 municípios do Amapá.
A secretária da SEPM, Renata Apostolo Santana, ressalta a importância do ativismo por valorização e respeito.
“Durante todo o mês de março durante os encontros com as mulheres nos municípios foi possível acompanhar de perto algumas realidades e elaborar a rede de assistência às vítimas de violência doméstica”, afirmou a gestora.
O Encontro de Mulheres Ativistas também contou com apresentações culturais e feirinha empreendedora.
Rita Lopes, agricultora do município de Pedra Branca, conta que se sentiu valorizada com as iniciativas.
“Como mulher ativista e do campo, sinto-me representada por todas essas mulheres fortes que estão aqui para trocar conhecimentos”, afirmou.
Os eixos debatidos irão nortear os pactos com os municípios, no combate à violência e reforçar o enfrentamento do Racismo, sexismo, lesbofobia, bifobia, transfobia e promoção de igualdade de gênero para as mulheres e meninas do campo, da floresta, das águas quilombolas. Indígenas, extrativistas e fortalecimento dos movimentos sociais de mulheres.
Publicidade (x)