- Publicidade -

Prefeitura de Macapá participa de mutirão de limpeza do rio Amazonas

Programa Rio +Limpos, do Governo Federal, terá ação no sábado, 2 de abril.

Da Redação

A Prefeitura de Macapá é uma das instituições parceiras do programa Rio +Limpos, uma iniciativa do Governo Federal que, entre outras atividades, promove a despoluição dos rios, lagos, lagoas e praias fluviais. Na capital a data será marcada por uma ação de limpeza da margem do Rio Amazonas, no sábado, 2 abril, às 8h.

“O Rio Amazonas, que banha Macapá, é o rio com maior vazão de água do mundo e temos dever de mantê-lo preservado para que essa geração e as gerações futuras possam usufruir dele da mesma maneira que nós estamos fazendo”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

A limpeza da margem do rio será executada de forma voluntária pelas equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Zeladoria Urbana, que estarão reunidas na Concha Acústica do Araxá com os demais parceiros da ação.

Secretarias Municipais de Zeladoria Urbana e Meio Ambiente participarão da ação | Foto: Arquivo/PMM

Desde janeiro de 2022 a Prefeitura de Macapá já vem discutindo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) a promoção das ações do programa Rio +Limpo e agora as secretarias do município estarão juntas na execução da primeira atividade.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, diz que a Prefeitura de Macapá já desenvolve algumas ações que reforçam a limpeza do Rio Amazonas e isso é feito, entre outras coisas, por meio da limpeza dos canais que desaguam no rio.

“Mesmo antes da execução desta ação, a Prefeitura de Macapá já vem promovendo a limpeza dos canais que cortam a cidade, que além de funcionar como medida que diminui os impactos das fortes chuvas, reduz a poluição e o número de objetos que chegariam ao rio”, diz o secretário.

Além da realização da limpeza do rio, o programa também desenvolverá ações voltadas à implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes nas áreas não atendidas por sistemas tradicionais e na promoção de projetos que incentivam o reuso de efluentes no país.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...