Municípios discutem estratégias para melhorar alfabetização de crianças na rede pública
Ações contemplam o programa Criança Alfabetizada, do Governo do Amapá. Encontro aconteceu nesta quarta-feira (16).
Da Redação
Um dos objetivos do município é melhorar os índices da educação infantil. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (16), pelo prefeito Dr. Furlan, gestores da educação de mais cinco cidades do Amapá e o Governo do Estado, que apresentou as ações do programa “Criança Alfabetizada”.
“Nossa missão é erradicar o analfabetismo no município e, para isso acontecer, é necessário trabalhar ações pontuais dentro da escola, como já estamos fazendo. Importante lembrar que estamos saindo de uma pandemia que afetou, principalmente, a educação no país”, ressaltou o prefeito.
Entre os municípios do Amapá, a capital foi o primeiro a retornar com as aulas presenciais, com as turmas de 5º ano durante a pandemia. “Entendemos a importância de um convívio escolar e diário para nossas crianças. E assim, seguimos avançando e planejando estratégias para melhorar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, completou Dr. Furlan.
Macapá tem desenvolvido diversas ações educacionais para alfabetizar crianças na idade certa, entre elas, o Programa Criança Alfabetizada (PCA), o Educa Macapá e o Programa de Atendimento aos Alunos com Defasagem Idade e Série (Praadis), este último voltado as crianças que nunca estudaram.
O encontro, que reuniu lideranças dos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca e Mazagão, tratou de estratégias que poderão contemplar o Programa Criança Alfabetizado, lançado em 2019, pelo governo do estado.
A reunião foi mediada pelo diretor executivo da Associação Bem Comum (ABC), Veveu Arruda. Foram duas horas de diálogo com exposição da realidade de cada município.
O secretário de Educação de Pedra Branca, Carlos Medeiros, elogiou as medidas desenvolvidas em Macapá, como a valorização dos profissionais da área. “A educação da capital está se tornando um exemplo para as demais gestões”, disse.
A secretária estadual de Educação, Maria Goreth da Silva, agradeceu a participação dos gestores e reforçou a importância do alinhamento das ações do Programa Criança Alfabetizada com todos os municípios.
“Esse momento de planejamento é essencial para definição de práticas pedagógicas e de gestão, assim, todas as escolas do Amapá terão um mesmo modelo e juntos avançaremos na educação de qualidade”, concluiu a secretária.
Programa Criança Alfabetizada
O programa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico aos municípios do estado, buscando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano – proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem desses estudantes.
Publicidade (x)