Amapá estabiliza casos de sarampo, redução é significativa no começo do ano
Ao comparar janeiro de 2022 com o mesmo mês de 2021, a redução chega a 98% dos casos.
Da Redação
O surto de sarampo no Amapá começa a apresentar um cenário de estabilidade. No ano de 2021, o número foi de 533 casos confirmados, entretanto, o começo do ano de 2022 mostra estabilidade dos casos, já que neste mês de janeiro houve o registro de 2 casos confirmados e outros seis estão em investigação.
Este surto iniciou no final de 2019 e, em 2020, os casos começaram a ser notificados com maior frequência, quando foram confirmados 454 casos.
No mês de janeiro de 2021 foram registrados 126 casos confirmados e janeiro de 2022 registrou apenas dois casos, ou seja, uma redução de 98%. No entanto, os números de 2022 podem sofrer alteração, pois ainda há 6 casos em investigação.
O exemplo do ano de 2021 mostra que as ações do Governo do Estado, em parceria com a Organização PanAmericana de Saúde (OPAS) e prefeituras, principalmente de vacinação e educação em saúde, estão dando resultados. No primeiro semestre do ano de 2021 foram registrados 310 casos confirmados da doença, o que vem reduzido nos trimestres seguintes, no segundo trimestre foram 110 casos confirmados, no terceiro 64, e por fim, no quarto semestre são 46 confirmados e 3 casos em investigação.
Os números são apresentados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que alerta, embora sejam dados positivos, que o Estado ainda é considerado com surto da doença. Segundo o principal critério epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), para se considerar livre de surto é necessário passar pelo menos 12 semanas consecutivas sem registro de casos, por isso manter os cuidados e o reforço na vacinação é fundamental.
Durante todo o ano de 2021, diversas ações de varredura vacinal foram realizadas pelo Governo do Amapá e OPAS. A organização, mediante esse decréscimo, fará uma nova avaliação para encerrar os casos em investigação e manter as ações nos municípios através da contratação de apoiadores no combate ao sarampo.
Leia também: https://portal.ap.gov.br/noticia/2510/varredura-vacinal-do-governo-do-amapa-aplica-mais-de-180-mil-doses-contra-sarampo-e-influenza
“Todos os esforços do Estado têm trazido resultados positivos, mas os cuidados devem continuar, o sarampo é uma doença altamente transmissível e que pode ser letal, principalmente em crianças. A vacina contra o sarampo é muito segura e a principal arma para não ser infectado, por isso, é importante ter sempre o calendário vacinal em dia”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Vacina tríplice viral
A tríplice viral é o imunizante que previne contra o sarampo e também contra a caxumba e rubéola, desde o ano passado, por orientação do Ministério da Saúde mediante o surto da doença, a vacina é disponibilizada para qualquer pessoa entre 6 meses e 59 anos de idade, principalmente para aqueles que nunca tomaram nenhuma dose do imunizante.
O Amapá ainda enfrenta uma baixa cobertura vacinal, em 2021 o imunizante atingiu 58,76% para primeira dose (D1) e 31,02% para a segunda dose (D2), a recomendação do Ministério da Saúde é que a cobertura vacinal seja de 90%.
A vacina pode ser encontrada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e faz parte do calendário vacinal de rotina das crianças. O Governo continua ofertando a vacina em vários pontos da cidade junto com as vacinas contra a covid-19.
Confira locais e horários de vacinação:
Aeroporto Internacional de Macapá: das 9 às 17h .
Atacadões: de quinta a sábado, das 9 às 17h vacinação nos atacadões: Assaí (Zona Sul), Maracá (Bairro Pacoval), Atacadão Amapá (Av. 13 de setembro) e Atacadão Carrefour (Zona Norte- BR).
Feira do Produtor do Buritizal: terças-feiras e quintas-feiras, das 13h às 18h.
Mercado Central: das quintas-feiras aos domingos, das 13 às 18h.
Macapá shopping e Amapá Garden Shopping: de quinta-feira a domingo, das 15 às 20h.
Incra: De segunda a sexta, das 9 às 13h.
Publicidade (x)